quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Os preparativos - Parte 3 - Estudos e planos

Bom, essa é a parte que eu mais gosto em qualquer viagem: o planejamento! Quem já fez alguma viagem comigo sabe disso - tanto que meu apelido, numa tal trip aí no final do século passado, era Miss Details. :-))

Quando eu finalmente decidi que eu faria o Caminho em 2008 a 1a providência foi ler e estudar TUDO que eu pudesse a respeito da viagem. Então comecei a ler o meu guia (El Camino de Santiago a Pie), anotando e sublinhando os pontos importantes e a pesquisar na internet sobre dicas de quem já fez o Caminho, etc. Alguns sites me ajudaram bastante, e vou listá-los aqui porque vai que eles podem ajudar outros também, né? São eles:
http://www.caminhodesantiago.com/ => Excelente site com muitas dicas de preparação física, o que levar, etc

http://www.caminhodesantiago.org.br/ => Também contém muitas dicas, como o site anterior. Porém é através deste aqui que se consegue a Credencial do Peregrino, que funciona como a identificação de peregrinação. Com ela vc tem direito a dormir nos albergues de peregrino, além de conseguir os carimbos em cada pueblo para depois, chegando em Santiago, solicitar sua Compostela (que é como um 'certificado' de que vc fez o Caminho)

http://caminodesantiago.consumer.es/ => Em espanhol. Tem muitos detalhes práticos legais (como por exemplo, como se chega a Roncesvalles, como se sai de Santiago, etc) e também um guia com todas as etapas em PDF, com os albergues de cada etapa, a distância entre as cidades, suas altitudes, etc

http://www.orkut.com/ => Sim, ele mesmo, o famoso Orkut. Nele existem VÁRIAS comunidades sobre o Caminho. Entrei numa que se chama Vou A Santiago De Compostela e pelo Orkut conheci muitas pessoas legais que fizeram o Caminho e que me deram altas dicas

Depois de tanto ler e pesquisar tava na hora de colocar a mão na massa e fazer o planejamento de forma bem realista e contando com alguns dias de 'folga' para o caso de nem tudo sair como o plano (coisa que SEMPRE acontece!). O fato de ter conseguido negociar 40 dias de férias no trabalho foi ótimo porque me deu um certo fôlego p/ não precisar fazer o Caminho na correria de 28 ou 29 dias, e adicionar uns diazinhos extras em mi Barcelona querida no final da peregrinação (indo de avião p/ lá, é CLARO).

E o resultado do planejamento foi o seguinte:


As cidades que estão listadas aqui são onde irei pernoitar e não foram escolhidas ao acaso. Procurei não exceder os 25km por dia e dormir em cidades que tivessem um mínimo de estrutura, ou seja, albergue com água quente, bar e/ou restaurante.

Agora resta a vocês, queridos leitores, esperar p/ ver. E a mim, pobre peregrina, fazer com que tudo saia o mais perto possível do planejado! :-)

Ai ai, tá dando um friozinho na espinha.... :-)))

¡Ultreya!

6 comentários:

Unknown disse...

Syl!
Acompanho teu blog diariamente!!
Guriaaaaaaaaaaa corajosa!! Quero ver caber toda aquela listinha na tua mochila!!!
E como vc mesma diz: ¡Ultreya!
E quanto ao friozinho na barriga, lembre sempre: RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS!
Bjssssssss
Bita

Anônimo disse...

Ultreya eh a mulher do Ultraman?

Syl disse...

Querido leitor,
Num post mto em breve eu explico o que significa Ultreya. Enquanto isso se vc não aguentar de curiosidade, pode procurar no google tb. :-)

Syl disse...

Bita, querida!!
Ontem fiz a 1a simulação da mochila e sabe, até que coube tudo e ainda sobrou espaço. E ficou leve, nem 5,5kg. Tá que ainda faltaram alguns itens, mas nada q possa comprometer o peso. :-))
bjão, e obrigada pela força!

Anônimo disse...

Querida Syl! Essa sua carinha de tranquila esconde uma maluca que eu não conhecia. Enfrentar uma barra dessa alone não é pra qualquer uma. Meus parabéns pela coragem! Vou ficar daqui torcendo muito e aguardando as fotos no blog. Bjão

Anônimo disse...

Figura detected!! :P