terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os preparativos - Parte 1 - Equipamentos

Bom, pra começar a 1a coisa que uma pessoa que quer fazer o Caminho a pé deve decidir é: vou de tênis ou de bota? Há defensores das duas opções: tênis normalmente é mais confortável e mais leve, porém uma boa bota e específica pra longas caminhadas seria o mais adequado devido a vários trechos em trilhas e terrenos diversos, além do fato que a bota (além de normalmente ser impermeável), por ter o cano alto, protege mais as articulações do tornozelo.

Bueno, pesquisei em vários sites, consultei várias pessoas que fizeram o Caminho e cheguei à conclusão que, pra mim, o melhor seria ir de bota. E como eu já tinha comprado uma Snake (olha ela aí embaixo), era só questão de amaciá-la ainda mais pro Caminho (assunto p/ outro post!).

Beleza, 1o ponto resolvido. O 2o ponto era: qual mochila comprar? Como a recomendação é que a pessoa leve de 10% a 13% do seu peso na mochila, então nem adianta ser uma mochila muito grande, daquelas com mais de 55 litros. Daí comecei a pesquisar então mochilas perto dos 40 litros. E aí veio a grande dificuldade. Nem todas as mochilas 'menores' possuem barrigueira estruturada, ou um enconsto confortável, 'respirante' ou rígido. Depois de fazer umas pesquisa em sites e lojas escolhi a minha mochila, uma Deuter. Não foi barata, é verdade, mas acredito que tenha sido a escolha mais acertada - tem altura das alças regulável, barrigueira estruturada, costas adequadas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de que ela foi desenhada para mulheres, ou seja, ela é mais estreita e menorzinha, além das alças e da barrigueira serem levemente mais estreitas também. Ah sim, e 'pequena': 35 + 10 litros. Olha ela aí:

Bom, os demais apetrechos eu fui comprando aos poucos. Alguns eu comprei na Espanha no ano passado mesmo, na Decathlon. Outros eu comprei na Decathlon em SP (tem praticamente as mesmas coisas porém um pouco mais caro que lá), e em lojas aqui no Rio também. O importante é ir comprando aos poucos - não só pela grana, como também pra não encher o saco logo no início. Como eu já tô planejando essa viagem há pelo menos 12 meses, então tá dando tempo de ver tudo com calma.

No próximo post eu falo do que penso em levar na mochila e como pretendo arrumá-la. Stay tuned!

¡Ultreya!

Nenhum comentário: